15 de dezembro de 2012

U2L1 - Interpretação de textos: passos para a análise



Vamos apresentar aquí está um procedimento simples e objetivo para analisar textos. Procure estudar seguindo os passos relacionados abaixo:
           
Passo 1 – Leitura de questões
           
Antes de ler o texto, leia atentamente as questões para que você possa perceber qual o enfoque do assunto que as questões supõem e, assim, localizar com mais facilidade essas idéias dentro do texto;
           

Passo 2 – Leitura do texto
           
Faça uma leitura global do texto, prestanto atenção aos cognatos (palavras que se assemelham ao português); isso ajudará a deduzir o significado das palavras deconhecidas. Lembre-se que para compreender o assunto não é fundamental conhecer todas as palavras.

Passo 3 – Identificação dos títulos, subtítulos, parágrafos e subparágrafos

Pode-se dizer que cada parágrafo contém uma idéia central e explicações em torno dessa idéia. Além disso, a própria apresentação do texto possibilita identificarmos se o mesmo constitui um diálogo, um poema, uma carta, uma propaganda, etc..

Passo 4 – Leitura definitiva do texto

Depois de cumprir os três primeiros passos, você já tem algumas informações a respeito do texto. Releia-o atentamente antes de responder às questões.

Passo 5 – Respostas às questões formuladas

Somente após a leitura cuidadosa você vai responder às questões. Lembre-se de responder apenas e precisamente aquilo que foi perguntado.  Lembre-se ainda de que você sempre pode retornar ao texto, caso tenha alguma dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Consulte o professor e esclareça suas dúvidas

Nome

E-mail *

Mensagem *